Nova falha no Flash usada para instalar spyware capaz de recolher dados, acompanhar navegação e activar remotamente a câmara.

Ainda faz parte do grupo de utilizadores que mantém o Adobe Flash Player no seu computador? Então pondere eliminá-lo… É que há uma falha no programa que está a ser explorada para instalar um spyware nos computadores.

De acordo com o alerta feito pela própria Adobe, esta falha verifica-se em diversas versões do programa, para os sistemas Windows, Macintosh, Linux e Chrome OS.

O spyware em causa, chamado FinSpy, propaga-se através de ficheiros do Office e uma vez instalado no sistema tem capacidade para recolher dados do sistema e do utilizador, que depois são enviados para servidores remotos e utilizados para actividades maliciosas. O FinSpy é ainda capaz de acompanhar a navegação e até activar remotamente a câmara do dispositivo.

A Adobe aconselha a actualização do Flash Player. Mas tendo em conta que dentro de três anos a tecnologia Flash deverá ser erradicada da Internet e dos computadores, a solução poderá mesmo passar por desinstalar do computador o programa e o plugin que possa ter instalado no browser.

Sites em Flash deixam de ser suportados

E o seu website ainda usa Flash? Então pondere alternativas… É que os navegadores ou browsers da Internet estão progressivamente a deixar de o suportar.

Enquanto alguns browsers começaram simplesmente a bloquear o Flash, outros ainda vão, por enquanto, pedindo autorização ao utilizador para correr animações ou sites feitos em Flash. A Apple, por exemplo, não disponibiliza suporte para esta tecnologia no iPhone e iPad desde 2010! Isto significa que se tiver um website baseado nesta tecnologia, muitos cibernautas simplesmente já não o conseguem visualizar.