Localização do servidor pode ser determinante para os resultados, pelo que os sites devem ser alojados no país onde se situa o seu público-alvo.

A presença na Internet é crucial para as empresas e é cada vez maior a atenção dada ao trabalho de SEO (Search Engine Optimization), que melhora a posição dos sites nos resultados apresentados pelos motores de pesquisa, como o Google. Mas sabia que a localização geográfica do servidor pode influenciar directamente este trabalho, que vai muito além de palavras-chave e links?

Em causa está o factor pesquisa local, determinante para as respostas dadas pelos motores de busca, que usam a localização do site para estipular a relevância que este terá para determinadas pesquisas. Na prática, uma pesquisa feita em Portugal terá como principais resultados sites em português e alojados no país. E o posicionamento nesta mesma pesquisa é ainda melhor caso tenham um domínio português (.pt).

Além da localização geográfica, também a velocidade do site, a largura de banda e a fiabilidade de outros sites alojados no mesmo servidor são outros aspectos que influenciam o posicionamento nos motores de pesquisa e que estão directamente relacionados com o alojamento escolhido.