
Acesso por telemóvel a website responsivo
Um terço dos acessos a sites portugueses é feito através de smartphones e empresas sem sites responsivos estão a ser penalizadas.
De acordo com a Marktest, num estudo publicado no início do ano, se aos telemóveis juntarmos os acessos através de tablets (5%), o que se verifica é que 39% dos acessos aos sites auditados pelo netScope foram realizados através de dispositivos móveis.
Só em Dezembro de 2016, a navegação em equipamentos móveis ganhou uma quota de 10%, o mesmo valor perdido pelos computadores que, ainda assim, se mantêm no topo da preferência dos portugueses, gerando 61% do tráfego.
Esta mudança de comportamentos justifica a importância cada vez maior de ter um site responsivo (responsive), isto é, um site flexível que se adapta automaticamente ao dispositivo do utilizador, seja ele um PC, smartphone ou tablet.
Sites responsivos obtêm também melhores posições nos resultados das pesquisas realizadas nos motores de busca. O Google disponibiliza esta ferramenta que permite confirmar se o seu website está optimizado para dispositivos móveis.
A nível internacional há já diversos países onde a navegação através de dispositivos móveis ultrapassa os acessos em computadores, o que a Marktest diz passar-se já em alguns sites portugueses.
A CloudByte analisou dados estatísticos de uma amostra de 1000 websites alojados nos seus servidores, referentes ao primeiro trimestre de 2017, e confirmou que alguns já são maioritariamente acedidos através de smartphones ou tablets. Isto foi notado principalmente em blogs e sites informativos de rádios e jornais.