Está em curso um ataque de vírus Ransomware que afecta computadores com sistema operativo Windows. Há já mais de 57.000 casos reportados em 74 países, com hospitais, organismos públicos, empresas de telecomunicações e de energia entre as vítimas. Um número que, de acordo com a equipa do antivírus Kaspersky, está a crescer rapidamente.

Conhecido como WannaCryptOr/WannaCry, este é um vírus que se espalha rapidamente entre computadores na mesma rede partilhada. Instala-se através de um ficheiro infectado aberto inadvertidamente pelo utilizador e basta um computador infectado para que o vírus se propague por toda a rede.

Tratando-se de um vírus Ransomware, este encripta ficheiros e bloqueia o sistema, “aprisionando” os dados do seu computador. Através de um pop-up, os autores do ataque apresentam uma mensagem no computador da vítima a exigir o pagamento de um resgate para libertarem o sistema.

Este ataque aproveitou-se de uma vulnerabilidade no SMB (Server Message Block), conhecida desde Março quando a Microsoft lançou uma actualização de segurança capaz de o proteger.

Os utilizadores do Windows que têm as actualizações automáticas activadas estarão a salvo. Já os que optam pelas actualizações manuais e não o façam desde 14 de Março poderão estar em risco. O mesmo se passa com versões descontinuadas do Windows, como o XP, para as quais não foi lançada a actualização. Nestes casos, o conselho é para isolar ou desligar o computador. ACTUALIZAÇÃO EM 13/05/2017: A Microsoft lançou uma “atualização especial” para Windows XP e outros sistemas que actualmente já não têm suporte oficial. O download pode ser feito aqui.

Mantenha-se protegido seguindo estes conselhos:
•    Active as actualizações automáticas do Windows
•    Tenha o Anti-vírus actualizado
•    Não abra anexos de e-mail suspeitos
•    Atenção ao uso de software não legítimo
•    Tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados